Dr. Cristóvão Silva – MÉDICO CARDIOLOGISTA

Em muitos pacientes a hiperlipidemia é causada por alguma etiologia “não lipídica” subjacente, em vez de um distúrbio primário do metabolismo das lipoproteínas.

As causas secundárias de dislipidemia serão brevemente revisadas neste texto.

DIABETES MELLITUS

A hiperlipidemia associada a resistência à insulina é comum em pacientes com diabetes mellitus tipo 2.

A resistência à insulina e a consequente hiperinsulinemia estão associadas à hipertrigliceridemia, ao aumento das lipoproteínas de baixa densidade (LDL) e às baixas concentrações séricas de lipoproteínas de alta densidade (HDL) colesterol. As anormalidades das lipoproteínas estão relacionadas com a gravidade da resistência à insulina.

Além disso, o número de partículas de VLDL, lipoproteína de densidade intermediária (IDL) e LDL, aumenta com o aumento da resistência à insulina, enquanto a concentração de partículas de HDL diminui.

A hipertrigliceridemia resulta tanto do aumento da disponibilidade de substrato (glicose e ácidos graxos livres), quanto da diminuição da lipólise do triglicerídeo VLDL. O ácido nicotínico pode corrigir parcialmente esses distúrbios, mas à custa do aumento da resistência à insulina e do pior controle glicêmico.

DOENÇA HEPÁTICA COLESTÁTICA

A colangite biliar primária e distúrbios semelhantes podem ser acompanhados por hipercolesterolemia acentuada que resulta de um acúmulo de lipoproteína-X. Os estigmas clínicos podem aparecer quando a concentração sérica de colesterol é de 1400 mg/dL (36 mmol/L) ou superior.

Os xantomas também aparecem nas extremidades. Elevações marcadas na lipoproteína X foram associadas à síndrome de hiperviscosidade, mas nenhuma associação clara com doença cardíaca coronária foi estabelecida.

SÍNDROME NEFRÓTICA

Hiperlipidemia acentuada pode ocorrer na síndrome nefrótica devido principalmente às altas concentrações séricas de colesterol total, e de lipoproteína de baixa densidade (LDL). A produção hepática aumentada de lipoproteínas (induzida em parte pela queda da pressão oncótica plasmática) é a principal anormalidade, mas o catabolismo lipídico diminuído pode desempenhar um papel contributivo.

DOENÇA RENAL CRÔNICA

A dislipidemia é menos proeminente na doença renal crônica (DRC), mas a DRC está associada a elevações de colesterol e triglicerídeos de lipoproteína de baixa densidade (LDL) e níveis baixos de colesterol de lipoproteína de alta densidade (HDL); hipertrigliceridemia (hiperlipoproteinemia tipo IV) ocorre de 30 a 50 por cento dos casos de DRC.

HIPOTIREOIDISMO

O hipotireoidismo está frequentemente associado e é uma causa comum de hiperlipidemia. Assim, a tirotropina sérica deve ser medida em todos os pacientes com dislipidemia.

OBESIDADE

A obesidade está associada a uma série de alterações deletérias no metabolismo das lipoproteínas, incluindo altas concentrações séricas de colesterol total, colesterol de lipoproteína de baixa densidade (LDL), colesterol de lipoproteína de muito baixa densidade (VLDL) e triglicerídeos, e uma redução nos níveis séricos elevados de colesterol.

A concentração de colesterol de lipoproteína de densidade (HDL) é de cerca de 5%. A perda de gordura corporal pode reverter a hipercolesterolemia e a hipertrigliceridemia. No entanto, a melhora no colesterol total e HDL sérico, colesterol HDL e apolipoproteína AI é principalmente limitada a pacientes com subclasse A de LDL. A melhora ocorre em apenas um terço dos pacientes com LDL subclasse B.

FUMAR CIGARRO

Fumar reduz modestamente as concentrações séricas de colesterol de lipoproteína de alta densidade (HDL) e pode induzir resistência à insulina. Esses efeitos são reversíveis dentro de um a dois meses após a cessação do tabagismo. Além disso, o tabagismo prejudica a função do HDL, reduzindo a capacidade antioxidante e anti-inflamatória, e impedindo o efluxo de colesterol celular.

CONSUMO EXCESSIVO DE ÁLCOOL

Embora o consumo moderado de álcool geralmente tenha efeitos favoráveis ​​sobre os lipídios, o consumo excessivo de álcool pode aumentar os níveis de triglicerídeos. Esta é uma preocupação particular em pacientes com hipertrigliceridemia grave no início do estudo.

MEDICAMENTOS

Alguns medicamentos, incluindo diuréticos tiazídicos, betabloqueadores e estrogênios orais, podem causar alterações modestas nas concentrações séricas de lipídios. Alguns dos agentes antipsicóticos atípicos, em particular a clozapina e a olanzapina, têm sido associados ao ganho de peso, obesidade, hipertrigliceridemia e desenvolvimento de diabetes mellitus.

Os regimes antirretrovirais usados ​​para a infecção pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV), e em particular os inibidores de protease, têm sido associados a anormalidades no metabolismo de lipídios e glicose, muitas vezes como parte de uma síndrome de lipodistrofia.

DR. CRISTÓVÃO SILVA

CRM/RO 6419; RQE 2465 /2469